Escolher o fornecedor dos benefícios corporativos oferecidos em uma empresa é uma decisão estratégica para o departamento de RH, pois, além de impactar diretamente em sua saúde financeira, vai evidenciar se ela está de fato preocupada em cuidar do bem-estar e da satisfação de seus funcionários.
O resultado de uma boa escolha irá se refletir em um maior engajamento e produtividade da equipe, na atração e retenção de talentos comprometidos com o projeto da empresa e na construção de uma reputação positiva no mercado.
Escolher um fornecedor que contemple fatores como diversidade, qualidade da rede credenciada, tecnologia, abrangência e atendimento eficiente, além de ser uma prática de inclusão, é também uma estratégia que impacta diretamente na construção de relações profissionais saudáveis e colaborativas. Um pacote de benefícios bem estruturado, que atenda a necessidades variadas, contribui para um ambiente de trabalho mais acolhedor, inclusivo e produtivo, onde as pessoas se sentem valorizadas e cuidadas.
Com várias opções disponíveis no mercado, é importante que o RH avalie alguns critérios básicos antes de fechar o contrato. Continue a leitura para entender os principais pontos a serem considerados para garantir uma escolha acertada e alinhada às necessidades da sua empresa e de seus funcionários.
Qualidade do atendimento
O apoio oferecido pelo fornecedor de cartões de benefícios é um fator determinante.
Um bom serviço de gestão de benefícios deve priorizar a assertividade e a simplificação dos processos. Quando surgem problemas como erros em transações ou dificuldades no uso dos cartões, é fundamental contar com um atendimento ágil e eficaz, disponibilizado por diferentes canais. Quanto menos burocracia houver entre a empresa contratante e o fornecedor, melhor.
Além disso, é importante que a comunicação seja clara e que as informações sobre o funcionamento de cada benefício estejam sempre acessíveis. O relacionamento não deve se restringir ao momento da contratação, mas nutrido ao longo de todo o ciclo de vida do produto, garantindo que a porta esteja sempre aberta para um suporte contínuo à área de RH.
Certifique-se de que haja esse canal direto para que a empresa possa resolver com agilidade questões como inclusão ou exclusão de serviços e de usuários, alterações no pacote contratado e cancelamentos e solicitações de novos cartões sempre que necessário.
A oferta de canais diversos, como portais, aplicativos ou atendimento telefônico, é um fator decisivo para agilizar o contato, facilitar os processos e garantir que o atendimento seja prestado de forma personalizada e eficiente.
Essa mesma lógica vale para o usuário final dos cartões, ou seja, os colaboradores, que também devem ter à disposição canais de comunicação e ferramentas para resolver problemas, conferir saldos e fornecer informações sobre os serviços sem depender do departamento de RH. O suporte deve ser acessível e capaz de resolver rapidamente qualquer imprevisto.
Por último, mas não menos importante: o RH também deve avaliar a reputação do fornecedor em relação ao atendimento ao cliente, buscando referências de outras empresas e consultando avaliações online. Recorrer a um fornecedor confiável, com tradição no mercado, solidez financeira reconhecida e soluções completas, trará mais segurança para todos os usuários.
Transparência e comunicação eficiente
A comunicação clara e inclusiva dos benefícios é fundamental para que todos os colaboradores compreendam e utilizem corretamente os benefícios oferecidos. O fornecedor deve ser capaz de disponibilizar materiais explicativos acessíveis a todos, usando uma linguagem simples e direta e contemplando diversos meios de comunicação, como aplicativos, e-mails e vídeos explicativos.
Também é fundamental que a empresa e o fornecedor mantenham um diálogo contínuo para avaliar a satisfação dos colaboradores com os benefícios oferecidos. O ambiente corporativo é dinâmico, e as necessidades dos funcionários podem mudar com o tempo. Um bom fornecedor oferecerá flexibilidade para fazer ajustes nos pacotes de benefícios conforme necessário, garantindo que eles continuem relevantes para todos.
Custo-benefício
Embora não deva ser o único critério, o preço é sempre um fator importante a ser posto na balança. O RH precisa avaliar o custo-benefício oferecido pelo fornecedor. Isso significa comparar o preço do serviço com os benefícios que ele proporciona.
Verifique se o fornecedor oferece pacotes flexíveis, que permitam adequações à realidade da empresa, para que você não pague por serviços que não serão utilizados. Também é crucial considerar os custos com taxas e manutenção do serviço.
Flexibilidade
Cada empresa tem características e necessidades únicas. Por isso, o fornecedor de cartões de benefícios precisa oferecer soluções flexíveis, que se adaptem a diferentes realidades e cenários econômicos.
Avalie se o fornecedor permite personalizações, como a escolha de diferentes modalidades de benefícios (vale-alimentação, vale-refeição, vale-transporte, combustível etc.) e se ele oferece a possibilidade de ajustes durante a vigência do contrato. Flexibilidade também envolve a facilidade de migrar para novos serviços conforme a empresa cresce ou muda suas necessidades.
Abrangência e diversidade
Assim como as empresas, também as pessoas são diversas e apresentam realidades e necessidades únicas. Ou seja, nem todos os colaboradores têm as mesmas prioridades. Um benefício imprescindível para determinado funcionário pode ser irrelevante para outro.
Por isso, é importante que o fornecedor de benefícios corporativos ofereça produtos diversos e abrangentes, que contemplem soluções “fora da caixa” e que se adaptem a diferentes realidades organizacionais e cenários de mercado.
Isso pode envolver a possibilidade de os colaboradores personalizarem seu pacote de benefícios de acordo com suas necessidades pessoais, seja na escolha de um plano de saúde que contemple dependentes, ou no uso de vouchers para alimentação, transporte, entre outros.
A diversidade de benefícios também deve cobrir diferentes áreas da vida, levando em conta a pluralidade de perfis que trabalham em uma empresa. Os benefícios relacionados à saúde e bem-estar, por exemplo, devem abranger diferentes necessidades, tanto físicas como emocionais.
Programas de bem-estar corporativo podem incluir apoio psicológico, sessões de meditação, atividades voltadas para a promoção de um ambiente de trabalho saudável e inclusivo ou até mesmo uma política de home office flexível, que permita economizar tempo e dinheiro com deslocamentos e ter mais autonomia para organizar a rotina.
Inovação e tecnologia
Atualmente, muitos fornecedores de cartões de benefícios oferecem soluções tecnológicas, como aplicativos e plataformas que facilitam o uso dos benefícios pelos colaboradores. Além disso, é importante conferir se o sistema de gestão de benefícios é intuitivo e se oferece relatórios detalhados para facilitar o controle pelo RH. Inovações como o uso de QR codes ou carteiras digitais também podem ser um diferencial para melhorar a experiência do usuário.
Confira a rede credenciada e a área de abrangência dos serviços
Outro aspecto que fará todo a diferença é a abrangência da rede credenciada dos cartões de benefícios. Afinal, de nada adianta contratar um fornecedor com um preço competitivo se os colaboradores tiverem dificuldades em usar os benefícios em locais próximos às suas residências ou no trajeto para o trabalho. Verifique se a rede de aceitação abrange as principais regiões onde sua empresa atua e se há opções variadas de estabelecimentos, como supermercados, farmácias e restaurantes.
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